segunda-feira, 28 de março de 2011

Ginástica Acrobática

A Ginástica Acrobática é um desporto que exige muita força, em geral associada à flexibilidade, dos ginastas que a praticam.
O nível técnico das competições, em praticamente todas as categorias, é muito elevado, o que faz com que esses atletas treinem a sério.
 A Ginástica Acrobática engloba muitos movimentos de solo da Ginástica Artística em suas séries. Os movimentos isolados (as acrobacias em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos) e exercícios estáticos que solicitam muito  equilíbrio e força do atleta.
Neste deporto é praticado por grupos ( pares, trios, quadras ,etc.…).
·         Nos pares existe: um(a) base e um(a) volante; pode existir pares mistos, femininos e/ou masculino;
·         Nos trios existe: um(a) base, um(a) base intermédio e um(a) volante; pode existir trios femininos, masculinos e/ou (mas pouco vulgar) mistos;
·         Nas quadras existe: duas bases e/ou dois volantes ou duas bases, um(a) base intermédia e/ou um volante; etc.; pode existir quadras femininas, masculinas e/ou (mas pouco vulgar) mistas.
Nas competições os atletas apresentam os seus esquemas nos praticáveis.


Nas competições os atletas também têm de ir equipados com maillot’s.


  

Vídeo de demonstração ( Grupo Desportivo Cultural do Enxerim)



Melissa Baptista

segunda-feira, 14 de março de 2011

Atletismo-Saltos

As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância chamado também de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto. Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balanço, ganhando maior distância no salto. O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), é realizado mediante tentativas. A fasquia é colocada em determinada altura à qual os atletas devem tentar saltar. Se conseguirem, os atletas progridem para a próxima altura a que os Juízes colocarem a fasquia.


Salto em Altura

Qualquer atleta que realize três derrubes da fasquia (3 ensaios nulos), será impedido de continuar, sendo creditado com a marca correspondente à maior altura em que conseguiu realizar um ensaio válido. O salto com vara funciona do mesmo modo, mas neste salto, o atleta tem o apoio de uma vara. Em ambos os saltos, há um colchão para amortecer a queda do atleta após o salto.



 
Atleta na prova de salto em distância ou salto em comprimento. No salto em distância e no salto triplo / triplo salto, o atleta faz sua aterragem numa caixa de areia. Há uma tábua de chamada na pista que indica o limite máximo de corrida de balanço antes do salto; caso o atleta ultrapasse ou toque nessa marca, realizará um ensaio nulo. Caso tenha saltado antes da tábua de chamada, a distância do ensaio será considerada apenas entre o limite na tábua de chamada até o local onde aterrou. É importante destacar que vale o ponto de aterragem mais próximo à tábua de chamada.

João Espinho
João Catulo

RECETA DE PAELLA DE MARISCO


Ingredientes: 
         
·         150g de gambas
·         Un calamar
·         ½ kg de mejillones
·         1 cebolla pequeña
·         Un tomate
·         Un pimiento
·         Azafrán
·         Dos dientes de ajo
·         Aceite de oliva
·         Verduras optativas:
Guisantes y judías verdes
Elaboración:
Primero se lavan las gambas, el calamar y los mejillones. Después se trocea el calamar. En una paellera, se calienta el aceite y se fríen el pimieto y la cebolla bien picada y luego el tomate. Cuando está todo frito, se echan los mariscos y las verduras. Se deja cocer, a fuego lento, unos diez minutos y luego se echa el arroz y a continuación el agua. La cantidad de agua será el doble de la de arroz. El arroz cocerá unos veinte minutos. Mientras se cuece, en un mortero, se machacan los dientes de ajo com la sal, el azafrán y se echa en la paellera. Se deja reposar unos minutos.

Adriana

Andebol

É um desporto colectivo jogado por 7 jogadores ( 1 guarda redes e 6 jogadores)  em cada equipa. O campo de andebol tem 40 metros de altura e 20 metros de largura, como mostra na seguinte imagem(Fig.1) :


Gestos técnicos fundamentais do andebol :
·         Passe Picado  - Transmitir a bola a um colega fazendo-a ressaltar no solo.
·         Remate na Passada – Enviar a bola, em corrida, para a baliza.
·         Remate em Suspensão – Enviar a bola para a baliza através de um salto na vertical.


Acções tecnico-tácticas:
·    Finta – Avançar em direcção ao adversário, simular uma trajectória e rapidamente mudar de direcção.
·    Desmarcação – Ultrapassar de forma inesperada o teu adversário através de deslocamento rápido para abrir linha de passe mais ofensiva.
·    Marcação – Defender a baliza, virado de frente para o adversário e de costas para a baliza, olhando permanentemente o adversario e a bola flectindo ligeiramente as penas e braços.
Os vários tipos de remate que existem são:
·      Remate em apoio

·      Remate em salto ou suspensão








No Ataque deves:
Jogadores com posse de bola
·         Manter a ofensividade
·         Agir de forma a finalizar eficazmente

Jogadores sem posse de bola
·         Desmarcar
·         Fintar e utilizar mudanças de direcção para criar linhas de passe


Na Defesa deves :
·         Recuar para o teu meio-campo.
·         Recuperar a bola, impedindo a finalização da jogada da equipa adversária.
Jogadores com posse de bola
·         Marcar o adversário directo, colocado-te entre este e a baliza
Jogadores sem posse de bola
·         Vigiar o adversário directo sem deixar de ver a bola
Beatriz Barbio