segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Relações Bióticas



As relações bióticas são relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade. Existem relações intra-específicas, entre seres vivos da mesma espécie, e relações interespecíficas, entre seres vivos de espécies diferentes.
     
  • Relações intra-específicas
Tipo de Relação
Individuo A

Individuo B

Cooperação intra-especifíca
Formigas
+
Formigas
+
Competição Intra-especifíca
Veados
+
Veados
-
  • A cooperação Intra-específica pode ocorrer devido á falta de alimento, de defesa, (território ou até para a reprodução). 

  • A competição intra-especifíca pode ser resultado pela luta  do território, do próprio chefe, por causa do alimento e até a luta pela fêmea. Em situações extremas de competição entre indivíduos da mesma espécie, pela luta de território ou de alimento, pode ocorrer situações de canibalismo. Numa relação de canibalismo, os seres vivos da mesma espécie matam-se e comem-se uns aos outros.   

    • Relações interespecíficas
    Tipo de relação
    Individuo A

    Individuo B

    Competição interespecífica
    Hienas
    -
    Leões
    +
    Mutualismo por cooperação
    Peixe-Palhaço
    +
    Anémona
    +
    Mutualismo por simbiose
    Alga
    +
    Fungo
    +
    Parasitismo
    Cão
    -
    Carraça
    +
    Predação
    Gato
    +
    Rato
    -
    Comensalismo
    Tubarão
    0
    Rémora
    +
    •        A competição interespecífica é quando dois seres vivos de espécies diferentes, lutam por um mesmo recurso.

    •          O Mutualismo por cooperação é quando dois seres vivos de distintas espécies, proporcionam um ao outro um benefício. Podendo, por ambos, ser extinto.

    •          Denominamos mutualismo por simbiose quando dois seres vivos de espécies diferentes “ajudam-se”. Proporcionando um estilo de vida mais confortável, onde neste caso, os seres vivos não conseguem sobreviver sem os recursos um do outro.

    •          O parasitismo é uma relação que acontece quando o parasita se aproveita dos recursos do seu hospedeiro, sem o matar, pois o parasita sobrevive devido ao hospedeiro. O parasita pode ser endoparasita se parasitar “dentro” do hospedeiro, ou ainda, ectoparasita, se parasitar “fora” do seu hospedeiro. 

    •         A predação é uma relação interespecífica onde o predador tem a finalidade de matar a sua presa, para desta se alimentar.

    •          O comensalismo é quando num  relação interespecífica um dos seres vivos sai beneficiado e o outro sai indeferente. Ou seja, é quando um dos seres vivos se aproveita das condições de um outro, para sobreviver, obtêm protecção sem prejudicar o outro ser vivo.
    Neste vídeo poderás comprovar exemplos reais de todas estas relações, sendo intra-específica ou interespecífica. 



    Jéssica Torrado

    Sem comentários:

    Enviar um comentário